top of page
partidoverdems

Mulheres encarceradas: uma pauta que precisa de atenção e políticas públicas


O Partido Verde entende que quanto mais o poder público e o setor privado investir em educação e inclusão, menos problemas sociais os país enfrentará, entre eles, a criminalidade e a violência.


A criminalidade deságua em outros problemas. Infelizmente, o Brasil devido a falta de investimentos em setores estratégicos, vive uma realidade cada vez mais complexa, o aumento de pessoas encarceradas.


O país possui a 3ª população carcerária feminina do mundo. A Primeira posição fica com os Estados Unidos e a segunda é a da China.


Ao todo, no território nacional, existem na atualidade cerca de 40 mil mulheres encarceradas. Os números chamam a atenção, uma vez que, nos últimos anos, houve um crescimento vertiginoso de prisões envolvendo mulheres. O crime mais recorrente, tráfico de drogas.


Segundo informações publicadas no jornal da USP, a professora de direito da instituição, Ana Elisa Bechara, esclareceu que as prisões de mulheres na maior parte dos casos se dão em razão do envolvimento com o tráfico de drogas. Após a prisão do companheiro, muitas delas acabam por dar andamento a prática ilícita.


A falta de políticas públicas, de investimentos dos setores interessados, a ausência de ações que visem possibilitar que as mulheres tenham mais dignidade e independência financeira, poderia impactar de forma positiva para redução do número de casos de mulheres encarceradas.


O PV-MS acredita na mudança, o PV acredita nas mulheres!

Não fique de fora, participe: #CampanhaPV-MS/participaçãopolíticadasmulheres2023#

Hozzászólások


bottom of page